O mercado de food service vem aderindo a algumas tendências nos últimos tempos. Desde o delivery e o take away, comida para entrega em casa ou retirada em loja, até alimentação mais saudável e fit, além de vegana.
Entretanto, não é só no cardápio ou onde o cliente consome o alimento que os novos hábitos se aplicam. O uso de ferramentas estratégicas e o foco em oferecer experiências positivas figura entre as tendências em alta no segmento.
O Espetto Carioca, há mais de 10 anos no mercado, está sempre atento às novidades e demandas dos consumidores. Vamos saber mais sobre as tendências do food service neste artigo.
As principais tendências do food service
Os hábitos de consumo de alimentos têm se diversificado cada vez mais. Seja por saúde, escolha ou ideologia, o consumidor tem buscado locais que possam atender às suas demandas sem com isso abrir mão de sabor, qualidade e principalmente experiências.
Neste sentido, é importante os cardápios incorporarem versões mais fits, sem glúten ou lactose e também opções vegetarianas e veganas.
O Espetto Carioca possui uma média de 200 SKUs. O cardápio com mais de 170 itens inclui petiscos no palito que atendem muito bem os consumidores vegetarianos e veganos. É uma forma de ampliar bastante as possibilidades para os clientes e agregar um público mais amplo para o empreendimento.
A experiência do cliente é algo em que todo negócio precisa estar atento e o Espetto Carioca tem essa premissa em seu propósito, cuja missão é encantar os clientes e parceiros de negócios alinhando lazer, excelência, variedade e grande experiência para o alcance dos melhores resultados para o nosso negócio.
Para isso, o Espetto Carioca investe em projeto arquitetônico, formatos diferenciados de loja, desde container a restaurante com planta de 300 metros quadrados. Tudo para criar o ambiente perfeito para um almoço entre amigos, happy hour com colegas de trabalho ou aquela comemoração familiar com boa comida e bebida.
Como uma boa experiência também implica no consumo com qualidade, o Espetto Carioca tem frigorífico próprio, o que proporciona não só melhores preços e margens de lucro, mas também a garantia dos insumos e padronização dos pratos.
A marca ainda tem uma parceria diferenciada com a Heineken, sendo a maior comerciante da cerveja no Brasil. Quem ganha com isso são os clientes, que têm garantido a cerveja sempre gelada e com preço diferenciado.
Tecnologia e automação
O Espetto Carioca sabe que nada substitui a criatividade, o calor humano nem os relacionamentos, mas que o emprego da tecnologia facilita bastante as operações diárias das lojas é inegável. Por isso investe em tecnologia e treinamento para que todas as unidades franqueadas tenham a gestão do negócio mais fluída e com isso tenham mais tempo para se relacionar com os clientes.
A tecnologia é uma das tendências do food service, que não dá para ficar de fora, pois a modernização dos processos veio para ficar.
Espaço de interação com o consumidor
O advento das redes e mídias sociais acabou por introduzir o hábito do relacionamento “a todo tempo” entre consumidores e marcas. Isso quer dizer que não basta ao cliente ir ao bar, lanchonete ou quiosque de sua preferência e apreciar uma boa comida. Ele quer estar em contato com a marca e novidades em tempo real, para isso, perfis em redes como Instagram e outras fazem parte das tendências do food service.
Além de ser uma maneira de expor novidades e cardápios despertando água na boca, é também um canal de relacionamento, pois instiga o diálogo e aproxima mais o negócio com o consumidor.
Mas não basta somente estar presente nas redes sociais, é preciso ser presença com conteúdo bem elaborado e uma gestão que proporcione de fato interação. É assim que funciona o perfil do Espetto Carioca. Postagens frequentes com novidades e diversas ações gerando mais contato com o consumidor.
Agora que você já conhece algumas das tendências do food service, venha conhecer mais do Espetto Carioca e seja um dos nossos franqueados: https://espettocarioca.com.br/franqueado/