Soft skills que fazem diferença na liderança de sua franquia

6/3/2024 | Franquias

Você já ouviu falar em soft skills? O termo se refere às habilidades de comportamento que podem ser natas, ou seja, da personalidade da pessoa, ou desenvolvida pela necessidade e vontade. Algumas soft skills são imprescindíveis quando tratamos de liderança em franquias.

Ainda que empreender por franquia proporciona mais segurança e uma série de vantagens, uma boa gestão é fundamental para o sucesso do negócio. Por isso, vamos falar das soft skills que fazem toda a diferença quando se trata de franchising.

Entendendo o conceito de soft skill

Para falar de soft skills, devemos falar também de hard skills, já que são dois conceitos que caminham juntos e fazem parte do universo empreendedor. Tanto um quanto o outro dizem respeito a habilidades, sendo o hard skill relacionado a habilidades técnicas e o soft skills a características pessoais.

Habilidades técnicas são aquelas que adquirimos em cursos, oficinas, na escola, em faculdades e outras instituições e meios de ensino. Já as habilidades comportamentais, chamadas soft skills, por terem um viés mais subjetivo, tendem a ser mais complexas de mensurar e desenvolver. Mas isso não implica impossível, pelo contrário.

As soft skills interferem na forma com a qual os profissionais lidam com conflitos, desafios e conquistas inerentes ao ambiente de trabalho, por isso elas são tão valorizadas e contribuem para o sucesso de uma franquia.

Adquirir soft skills é possível a partir da capacidade de se fazer uma autocrítica e do desejo de promover mudanças de hábito e estilo.

Entenda o conceito de liderança

É preciso antes de mais nada não confundir cargo com liderança. Ser líder tem a ver com a postura que se assume diante de colegas e equipe, o jeito de lidar com as mais diversas situações.

Liderança está mais para estimular a análise crítica e autocrítica do que com dar ordens. Tem mais a ver com desenvolver autonomia do que exigir obediência. O bom líder contribui para o desenvolvimento de seus liderados, incentiva a criatividade e a tomada de decisões.

Liderar é organizar pessoas e ambientes de tal forma a proporcionar o compartilhamento, a ajuda mútua, a harmonia e principalmente o diálogo, o uso da argumentação baseada em fatos e estudos, além, claro, do exercício da escuta.

As soft skills que fazem uma boa liderança

Diante do exposto até aqui, entendemos que as soft skills de um bom líder sejam:

  • Empatia: poder experimentar as sensações de outras pessoas gera mais compreensão e solidariedade;
  • Atenção: muitas vezes é preciso um olhar mais atento para perceber situações que podem levar a problemas;
  • Organização: evita retrabalhos, perdas de oportunidade e estresse;
  • Comunicação: um bom comunicador evita maus entendidos e mantém o ambiente sem fofocas e intrigas;
  • Agilidade: não é preciso ter pressa, mas é preciso ser atento ao tempo das coisas;
  • Colaboração: liderar é colaborar para o crescimento da outra pessoa;
  • Inteligência emocional: saber lidar com os próprios sentimentos sem se deixar dominar por eles evita desgastes e conflitos;
  • Criatividade: o inusitado e inesperado faz parte do empreender, ter um olhar criativo para lidar com essas questões é importante;
  • Versatilidade: a capacidade de aprender é fundamental para um líder, permite exercer a humildade e estar aberto a novas descobertas e necessidades.

Essas são as principais soft skills que o Espetto Carioca acredita serem fundamentais em um líder, entretanto, há muitas outras habilidades de comportamento que devem ser encorajadas e desenvolvidas.

Se você se encaixa em algumas dessas soft skills, seu negócio é com a gente. Seja um franqueado Espetto Carioca.

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