O negócio de franquia tem duas pontas importantes que são seus pilares: o franqueado e a franqueadora. Entre eles, ficam o consumidor, fornecedores, parceiros e concorrentes.
Enquanto a franqueadora desenvolveu o negócio, investe pesado em marketing, comunicação e equipe de expansão, por exemplo, o franqueado busca realizar o sonho de empreender com segurança e suporte, já começando com uma marca forte e reconhecida.
É a união dessas duas pontas que fazem a rede franqueadora crescer e ter cada vez mais destaque. Essa união implica em responsabilidades de ambas as partes, que precisam inclusive estar claras. No relacionamento entre franqueador e franqueado, é imprescindível que exista confiança e troca.
Neste artigo vamos explicar melhor como funciona essa relação e quais as responsabilidades de cada uma no Espetto Carioca.
O modelo de franquia como empreendimento
O modelo de franchising diz respeito a duas partes interessadas que firmam parceria em busca de um objetivo em comum. De um lado, temos a marca franqueadora, do outro, o franqueado.
A franqueadora cede o uso da marca e todo o know-how e expertise do negócio que criou ao longo dos anos, e o franqueado, buscando segurança, apoio e marca reconhecida, investe tempo, gestão e dinheiro.
Para essa junção dar certo, é necessário o conhecimento do papel de cada um na jornada. Direitos e deveres. Compreendendo que o sucesso de uma franquia está principalmente na padronização. Ou seja, no fato do consumidor encontrar a mesma qualidade em produto e serviço em qualquer unidade que vá.
A garantia da padronização está na troca de informações e conhecimento da marca franqueadora, bem como suporte e apoio em diversas formas, e o respeito à marca por parte do franqueado. Para ficar mais claro como isso funciona, vamos listar as responsabilidades de franqueadora e franqueados no Espetto Carioca.
As responsabilidades do Espetto Carioca
O Espetto Carioca está no mercado de franquias há mais de 10 anos. Neste tempo, tem evoluído em processos, metodologia, relacionamento com mercado, clientes, parceiros e franqueados e até no próprio conceito da marca.
Um dos exemplos dessas transformações é que a marca, ainda que tenha o DNA carioca, tem se moldado mais aos costumes dos estados e cidades onde implanta unidades.
As responsabilidades do Espetto Carioca são:
● Modelar o negócio;
● Organizar o conhecimento;
● Estruturar os processos (indicadores, ferramentas e manuais);
● Selecionar o franqueado;
● Capacitar a sua rede;
● Fornecer suporte e orientações;
● Transferir know-how (como fazer) e know-why (porque saber);
● Pensar e agir a médio e longo prazo (3 a 5 anos);
● Liderar e inspirar sua rede (propósito, diretrizes, valores, etc.);
● Estimular a transformação dos franqueados em empresários.
Responsabilidades do franqueado Espetto Carioca
Quem é o franqueado? O franqueado é um empreendedor, com experiência ou não, que quer ter o próprio negócio com mais segurança e rentabilidade através do investimento em uma marca que já existe, que é reconhecida no mercado e possui plano de negócio já elaborado e testado.
No franchising, ele recebe o direito de uso da marca franqueadora e outros benefícios que fazem parte de uma estrutura para dar suporte e fazer a loja dele prosperar.
São responsabilidades do franqueado Espetto Carioca:
● Investir e reinvestir no negócio;
● Estruturar e desenvolver a equipe da unidade;
● Operar e gerenciar o negócio (ou sua rede de unidades);
● Proporcionar excelência na experiência de consumo;
● Representar a marca;
● Ampliar a base de clientes encantados;
● Liderar, inspirar e engajar sua equipe (cultura);
● Desenvolver sua capacidade de gestão empresarial;
● Participar de maneira engajada com a rede.
Conhecer as responsabilidades de franquia e franqueado só aumenta as chances de sucesso de todos os envolvidos. Saiba mais como funciona o Espetto Carioca e seja um dos nossos.