As vantagens de investir em uma franquia de food service

1/12/2023 | Franquias

Um dos setores que mais se reinventa e cresce no mercado é o food service. No quiosque, no boteco ou restaurante, qualquer que seja o formato do negócio neste segmento, os números prometem grandes resultados. Ainda mais se analisarmos pelo viés de franquias.

O Seminário Setorial de Food Service, evento parte da ABF Franchising Week 2023, mostrou que no ano de 2022 o segmento de franquias de food service faturou em torno de R$ 51,918 bilhões, ou seja, 18% a mais do que no ano anterior.

Isso demonstra um caminho de recuperação e crescimento. A quantidade de unidades franqueadas aumentou 9%. O número de redes obteve uma variação positiva de 5%, com 857 marcas. No 1º trimestre de 2023, o segmento cresceu 20%.

Se os números apresentam vantagens para investir em franquia de food service, imagine aliando a força de uma marca como o Espetto Carioca? É o que vamos ver a seguir.

Características do mercado de franquia de food service

A Pesquisa Setorial de Food Service 2023 trouxe características importantes em relação às franquias de alimentação. Entre elas, que 52% dos estabelecimentos estão em shopping centers, 39% na rua e 9% em galerias e outros lugares. Neste sentido, franquias com múltiplos formatos de lojas, como o Espetto Carioca, são uma excelente oportunidade de investimento pela flexibilidade e variedade de opções.

Um outro dado importante demonstra que há ampla diversidade no tipo de prato principal, em que os carros-chefes são Grelhados e Churrasco com 17%, Hamburgueria, Sanduicheria, Cafeterias, Chás e Outros, todos com 15%. Mais um ponto para o Espetto Carioca, que tem no churrasco de espetinho a força da sua rede.

O estudo reitera ainda a importância do delivery, um hábito de consumo que se instalou de vez no país e faz parte da composição do faturamento dos negócios do food service. Tanto que 93% das redes utilizam o delivery, e destes, 44% trabalham com exclusividade em plataformas de marketplace e de terceiros.

O potencial da franquia Espetto Carioca

O Espetto Carioca começa suas atividades no ano de 2011 e se expande a partir de 2012 através do modelo de franquias e a inauguração das primeiras unidades franqueadas.

Marca conhecida por representar o estilo de vida do Rio de Janeiro, atualmente conta com mais de 50 lojas em alguns estados brasileiros e um cardápio que se inova de tempos em tempos, cujo diferencial são mais de 30 sabores de espetinhos para agradar aos paladares mais exigentes.

Parte do Grupo Impettus, cuja história começa a ser desenhada, a franquia Espetto Carioca apresenta marcos importantes que expõem a força e estrutura da rede franqueadora. São eles:

  • Associação à ABF e participação em feiras de franquias;
  • Presença em eventos de grande porte e visibilidade internacional, como o Rock in Rio, Villa Mix e carnaval no Sambódromo;
  • Inauguração de centro de treinamentos;
  • Aquisição de redes de bares e restaurantes;
  • Aquisição de frigorífico;
  • Prêmios da ABF e da Revista PEGN;
  • Grande e importante parceria com a Heineken.

A parceria com a Heineken é um ponto alto do Espetto Carioca, já que somos o maior comercializador da marca no Brasil. Uma das cervejas mais conhecidas encontrou nas nossas franquias um ponto de venda especial, de alto consumo e faturamento.

Em relação ao franqueado, a atenção é total. O Espetto Carioca oferece diversas vantagens:

  • Suporte na negociação do ponto comercial;
  • Estudo de viabilidade do negócio;
  • Avaliação e aprovação do ponto com a utilização de ferramentas de geomarketing;
  • Capacitação do franqueado em recrutamento e seleção;
  • Consultoria na administração de pessoal e gestão de pessoas;
  • Negociação com fornecedores para compras de equipamentos e utensílios;
  • Entrega de todos os manuais e fichas técnicas de gestão da franquia;
  • Acompanhamento do checklist de implantação desde execução das obras até inauguração da unidade;
  • Visitas periódicas para manutenção e auxílio na gestão da unidade, com planos de ação para melhoria dos resultados;
  • Assessoria de nutricionistas;
  • Desenvolvimento de campanhas de marketing, redes sociais e mídias on-line e off-line;
  • Treinamento inicial, capacitação e reciclagem dos franqueados e novos colaboradores;
  • Software de gestão para controles operacionais, administrativo e financeiro;
  •  Comitê e café com franqueados.

Agora que você conhece o potencial do mercado de food service, as vantagens do modelo de franquia e a força do Espetto Carioca, saiba como se tornar um franqueado: https://franquia.espettocarioca.com.br/seja-um-franqueado