Dicas de atendimento ao consumidor: como encantá-los com boas experiências

3/1/2024 | Negócios

É possível dizer que todo negócio existe para atender uma demanda de consumo. E que essa demanda tem sempre a ver com encantamento e experiência. Dificilmente um consumidor quer somente comer um petisco no palito. Ele quer conversar com amigos, curtir uma boa música, ser bem atendido, tomar uma Heineken gelada e ser surpreendido.

E é justamente isso que o Espetto Carioca proporciona. A gente entende de espetinhos, mas entende ainda mais de gente. Por isso preparamos esse artigo com dicas de atendimento.

A razão de oferecer um bom atendimento ao consumidor

Atendimento ao consumidor qualquer negócio oferece. O diferencial competitivo e o fator encantamento estão justamente na forma de realizar esse atendimento. É preciso ir além do básico simplesmente porque o consumidor é a razão de ser do seu empreendimento. É para ele que estão voltados todos os seus esforços, certo?

Por mais que se tenha um produto de qualidade, como são os mais de 200 SKUs do Espetto Carioca, isso não é o bastante para criar uma boa experiência no consumidor. O conhecimento do garçom sobre o que ele oferece, a agilidade em servir o prato, a cerveja sempre gelada e a simpatia, por exemplo, fazem a diferença que gera um bom atendimento ao consumidor.

Vamos às dicas que você precisa seguir:

Dicas de atendimento que geram boas experiências

Lembre-se, o bom atendimento não dispensa uma boa higiene, ter sempre os produtos em estoque, um layout de loja confortável e funcional, para citar algumas necessidades. O bom atendimento é mais uma ferramenta de conquista e um meio de sucesso.

  • Escuta atenta: tenha olhos e ouvidos atentos para ouvir o cliente. Tanto os elogios quanto às críticas. Sinta suas necessidades. Só assim poderá oferecer sempre o que ele precisa e até ir além.
  • Paciência e gentileza: nem sempre é fácil realizar um atendimento. Por vezes, nos deparamos com clientes problemáticos e até mal-educados, mas o nosso papel é agir com paciência e gentileza a fim de “desarmar” o consumidor, chamar a sua atenção e reverter a situação.
  • Atmosfera de compra: nada como um bom ambiente para se deixar passar o tempo e estimular o consumo. Por isso, o ponto de venda, além de limpo e confortável, deve promover um certo aconchego e bem-estar.
  • Conhecimento daquilo que oferece: nada mais frustrante para o consumidor do que se deparar com um atendente que não sabe o que vende. Somente o conhecimento sobre o negócio garante segurança e estimula o cliente ao consumo.
  • Relacionamento: a palavra de ordem de qualquer negócio é relacionamento. Ou seja, criar espaço de diálogo e convivência com o consumidor e conquistar mais do que fidelidade, a sua lealdade. Conquistar o cliente pelo afeto, para além dos benefícios funcionais, garante mais estabilidade na relação e mina as ações da concorrência.
  • Equilíbrio: na ânsia de vender, muitos atendentes passam do ponto sendo insistentes e invasivos, além de oferecer ao cliente aquilo que ele nitidamente não precisa. É preciso estar atento e buscar o equilíbrio entre a necessidade da venda e dar ao consumidor o tempo e espaço que ele necessita, especialmente em um ambiente que se propõe a oferecer momentos de relaxamento.
  • Gestão: o atendimento, bem como outras áreas de um negócio, está intrinsecamente conectado à gestão. Neste sentido é preciso uma boa gestão, não somente administrativa, mas sobretudo de pessoas, para que todos os envolvidos estejam habilitados a lidar com consumidores.

A lista de dicas de atendimento não se encerra por aqui. Conheça mais sobre o Espetto Carioca, nosso jeito de atender e seja um dos nossos franqueados: https://espettocarioca.com.br/franqueado/