O mercado de food service vem aderindo a algumas tendências nos últimos tempos. Desde o delivery e o take away, comida para entrega em casa ou retirada em loja, até alimentação mais saudável e fit, além de vegana.
Entretanto, não é só no cardápio ou onde o cliente consome o alimento que os novos hábitos se aplicam. O uso de ferramentas estratégicas e o foco em oferecer experiências positivas figura entre as tendências em alta no segmento.
O Espetto Carioca, há mais de 10 anos no mercado, está sempre atento às novidades e demandas dos consumidores. Vamos saber mais sobre as tendências do food service neste artigo.
As principais tendências do food service
![](https://blogfranquia.espettocarioca.com.br/wp-content/uploads/2023/12/iStock-1198049220-1024x683.jpg)
Os hábitos de consumo de alimentos têm se diversificado cada vez mais. Seja por saúde, escolha ou ideologia, o consumidor tem buscado locais que possam atender às suas demandas sem com isso abrir mão de sabor, qualidade e principalmente experiências.
Neste sentido, é importante os cardápios incorporarem versões mais fits, sem glúten ou lactose e também opções vegetarianas e veganas.
O Espetto Carioca possui uma média de 200 SKUs. O cardápio com mais de 170 itens inclui petiscos no palito que atendem muito bem os consumidores vegetarianos e veganos. É uma forma de ampliar bastante as possibilidades para os clientes e agregar um público mais amplo para o empreendimento.
A experiência do cliente é algo em que todo negócio precisa estar atento e o Espetto Carioca tem essa premissa em seu propósito, cuja missão é encantar os clientes e parceiros de negócios alinhando lazer, excelência, variedade e grande experiência para o alcance dos melhores resultados para o nosso negócio.
Para isso, o Espetto Carioca investe em projeto arquitetônico, formatos diferenciados de loja, desde container a restaurante com planta de 300 metros quadrados. Tudo para criar o ambiente perfeito para um almoço entre amigos, happy hour com colegas de trabalho ou aquela comemoração familiar com boa comida e bebida.
Como uma boa experiência também implica no consumo com qualidade, o Espetto Carioca tem frigorífico próprio, o que proporciona não só melhores preços e margens de lucro, mas também a garantia dos insumos e padronização dos pratos.
A marca ainda tem uma parceria diferenciada com a Heineken, sendo a maior comerciante da cerveja no Brasil. Quem ganha com isso são os clientes, que têm garantido a cerveja sempre gelada e com preço diferenciado.
Tecnologia e automação
![](https://blogfranquia.espettocarioca.com.br/wp-content/uploads/2023/12/iStock-887298174-1024x683.jpg)
O Espetto Carioca sabe que nada substitui a criatividade, o calor humano nem os relacionamentos, mas que o emprego da tecnologia facilita bastante as operações diárias das lojas é inegável. Por isso investe em tecnologia e treinamento para que todas as unidades franqueadas tenham a gestão do negócio mais fluída e com isso tenham mais tempo para se relacionar com os clientes.
A tecnologia é uma das tendências do food service, que não dá para ficar de fora, pois a modernização dos processos veio para ficar.
Espaço de interação com o consumidor
![](https://blogfranquia.espettocarioca.com.br/wp-content/uploads/2023/12/iStock-1323496680-1024x683.jpg)
O advento das redes e mídias sociais acabou por introduzir o hábito do relacionamento “a todo tempo” entre consumidores e marcas. Isso quer dizer que não basta ao cliente ir ao bar, lanchonete ou quiosque de sua preferência e apreciar uma boa comida. Ele quer estar em contato com a marca e novidades em tempo real, para isso, perfis em redes como Instagram e outras fazem parte das tendências do food service.
Além de ser uma maneira de expor novidades e cardápios despertando água na boca, é também um canal de relacionamento, pois instiga o diálogo e aproxima mais o negócio com o consumidor.
Mas não basta somente estar presente nas redes sociais, é preciso ser presença com conteúdo bem elaborado e uma gestão que proporcione de fato interação. É assim que funciona o perfil do Espetto Carioca. Postagens frequentes com novidades e diversas ações gerando mais contato com o consumidor.
Agora que você já conhece algumas das tendências do food service, venha conhecer mais do Espetto Carioca e seja um dos nossos franqueados: https://espettocarioca.com.br/franqueado/